Onda de calor no RS pode durar até 15 dias e atingir 43ºC
Uma onda de calor atinge o Rio Grande do Sul nesta semana e pode persistir por até 15 dias, com temperaturas chegando a 43ºC no interior e 40ºC na Capital
Uma onda de calor se instala no Rio Grande do Sul nesta semana e deve durar até 15 dias, segundo a MetSul Meteorologia. As temperaturas podem chegar a 43ºC no interior gaúcho e 40ºC em Porto Alegre. O calor extremo aumentará o risco de tempestades isoladas e severas.
Temperaturas sobem rapidamente
O aquecimento começa neste domingo com tempo aberto e ingresso de ar quente. O Oeste deve registrar entre 36ºC e 38ºC, enquanto a Grande Porto Alegre varia entre 33ºC e 34ºC. Na segunda-feira, os termômetros atingem de 37ºC a 39ºC do Centro ao Noroeste, e de 34ºC a 36ºC na região metropolitana.
Na terça-feira, o calor se intensifica, com máximas acima de 35ºC na maior parte do estado. O Oeste supera os 40ºC, enquanto cidades do Centro, Sul e Grande Porto Alegre registram de 36ºC a 39ºC. A quarta-feira repete o cenário escaldante, com marcas superiores a 35ºC em diversas regiões, incluindo a Serra Gaúcha. No Oeste, as máximas variam entre 40ºC e 42ºC.
Chuva não trará alívio imediato
Na quinta-feira, o aumento de nuvens e a possibilidade de chuva amenizam a elevação da temperatura, mas o abafamento persiste. A região metropolitana pode ter entre 32ºC e 34ºC, enquanto o Oeste segue com máximas de 36ºC a 39ºC. Na sexta-feira, madrugadas abafadas precedem mais um dia quente, com pancadas de chuva limitando o aquecimento em algumas áreas. O Oeste deve registrar entre 37ºC e 38ºC.
Calor extremo pode voltar no próximo fim de semana
Após um breve alívio, o calor deve retornar no próximo domingo, com máximas de 37ºC a 39ºC no interior. Modelos numéricos indicam que o calor intenso pode durar de 10 a 15 dias, com possibilidade de temperaturas ainda mais altas na semana seguinte. Embora o cenário possa mudar, algumas projeções apontam até 43ºC no interior gaúcho e 40ºC na Grande Porto Alegre.