Pasin apresenta programas estruturantes do governo

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, apresentou na tarde desta segunda-feira, dia 15, os cinco programas estruturantes de seu governo. São programas transversais, que envolvem um trabalho conjunto entre as secretarias: Cultura do Saber, Viver Bem, Mais Gestão, Nova Cidade e Desenvolve Bento. Cada eixo tem ações específicas, com metas sendo impostas aos secretários. “Estes programas impõem à administração processos e ações diferenciadas que já fazem parte da iniciativa privada, mas que ainda são inovações para o setor público”, pontua o prefeito.

De acordo com Pasin, a apresentação destes programas representa um nível de maturidade política. O ano de 2013, segundo ele, foi um ano dedicado a organizar as contas. “Agora com a casa arrumada, precisamos definir os novos rumos. A segunda metade do mandato será marcada por avanços neste sentido. Queremos organizar as prioridades do nosso governo. Governar é isso: escolher é o que é mais importante e a partir disso saber dizer sim e não. Com a política intuitiva e velha, de dizer sim para tudo, não vamos conseguir fazer nada”, comenta.

Cultura do saber

Envolve as secretarias de Educação, Cultura e Juventude, Esporte e Lazer. Pasin destaca algumas ações, como a participação de seis mil jovens em atividades no contraturno escolar, construção de novas escolas e a valorização dos talentos locais com o Projeto Semeador.

 Viver bem

Diz respeito à qualidade de vida e abrange ações desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e de Habitação e Assistência Social. São ações que buscam dar dignidade ao cidadão, fazendo de Bento Gonçalves uma cidade sem excluídos. Entre elas, Pasin cita investimentos em especialidades médicas, consultas e aumento no número de atendimentos na saúde, instalação de academias nas praças e implantação do Policiamento Comunitário.

Mais Gestão

Tem o foco na transparência e se traduz e um novo jeito de fazer mais, segundo Pasin. “Queremos resgatar a gestão como uma qualidade de governo. Seriedade no uso do dinheiro público é o único caminho para uma cidade segura e estável”, salienta, destacando o Programa Municipal de Educação Fiscal, a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o novo Código Tributário Municipal e os reajustes salariais aos servidores municipais.

Nova Cidade

“É a nova cidade que queremos construir”, resume Pasin. Entre os exemplos estão as obras de mobilidade urbana com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), pavimentações no interior, implantação da ciclofaixa e das faixas seletivas e aumento das áreas industriais.

Desenvolve Bento

Busca valorizar os motores da economia bento-gonçalvense. “Somos parceiros de quem quer fazer Bento Gonçalves crescer”, destaca. Pasin cita o turismo como uma estratégia especial de crescimento em conjunto com as ações da secretaria de Desenvolvimento Econômico, como o incentivo à instalação de novas empresas no município e benefícios para as empresas já existentes.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.