• Vinícola Garibaldi

PF convoca Bolsonaro para depor sobre suposta tentativa de golpe

  • Vinícola Garibaldi

Informação foi confirmada pela defesa do ex-presidente da República

Foto: Redes sociais

A Polícia Federal (PF) convocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para prestar depoimento como parte das investigações sobre possíveis tentativas de golpe envolvendo membros do ex-governo e militares.

O depoimento de Bolsonaro está previsto para ocorrer na quinta-feira, 22/02, segundo o advogado Paulo Cunha Bueno, que representa o ex-presidente.

Entenda

A PF encontrou, entre outras evidências, um vídeo de uma reunião na qual Bolsonaro instrui ministros a agir, sem esperar pelos resultados das eleições. No entanto, a defesa afirma que o ex-presidente nunca considerou um golpe.

Além do vídeo apreendido no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a Polícia Federal obteve outras evidências que colocam o ex-presidente como integrante da suposta trama golpista.

A corporação descobriu, por exemplo, uma gravação de uma reunião realizada em julho de 2022, na qual Bolsonaro convoca seus ministros para discutir estratégias para evitar uma derrota nas eleições. Naquela ocasião, Bolsonaro antecipa a possibilidade de perder a disputa e instrui os ministros a acionarem “o plano B”.

Durante essa mesma reunião, um dos auxiliares mais próximos de Bolsonaro, o general Augusto Heleno, que na época era chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), argumenta que era necessário virar a “mesa” o mais rápido possível, antes mesmo do resultado das eleições.