Polícia Federal combate crime em campus da Universidade Federal de Santa Maria
Durante a ação, policiais federais apreenderam sementes e plantas suspeitas, além de aparelhos celulares

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 16/10, a operação “Mente Sã”, que visa reprimir o uso e o comércio de drogas no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 3ª Vara Criminal de Santa Maria – Justiça Estadual. Da ação, restaram apreendidas sementes e plantas de cannabis sativa (maconha), além de aparelhos celulares dos suspeitos.
A investigação teve início a partir de uma denúncia de que haveria o uso e comércio de entorpecentes no campus da universidade. Diante dessa informação, foram realizadas diligências preliminares e, posteriormente, houve a representação pela busca e apreensão no endereço em que residem os investigados.
A Polícia Federal tem atribuição constitucional para prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, inclusive em universidades públicas federais.
O nome da Operação “Mente Sã” faz referência a citação de origem latina ‘mens sana in corpore sano’, derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal.