Por questões de segurança, Ministro Fux cancela vinda a Bento
Comunicado foi enviado na manhã desta quarta-feira, 25/05, pela OAB Subseção de Bento Gonçalves: “A intolerância venceu”.
A vinda inédita de um líder do poder judiciário do Brasil a Bento Gonçalves não será concretizada. Após receber ameaças e por questões de segurança, o ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, cancelou sua palestra que seria realizada no Spa do Vinho, no próximo dia 3 de junho. O comunicado foi enviado a pouco, na manhã desta quarta-feira, 25/05, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Bento Gonçalves.
O presidente Rodrigo Terra de Souza, que anteriormente havia enviado uma nota de esclarecimento falando da importância da presença de um chefe de poder em Bento, lamentou o cancelamento. “A ignorância e a intolerância venceram”, desabafou.
A vinda do ministro do STF foi alvo de diversos ataques e discursos de ódio, especialmente, nos comentários dos portais de notícias. Na segunda-feira, 23/05, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) foi alvo de boicotes e ataques a parceiros e patrocinadores por anunciar o jantar-palestra com Fux. Após tanta pressão, cedeu e cancelou o evento. A OAB local, sabendo da oportunidade única em receber o ministro na cidade, acolheu o evento e também foi alvo de ataques e ofensas. Toda a repercussão culminou com a desistência do ministro em vir para a cidade.