• Vinícola Garibaldi

Portas Abertas movimenta campus universitário

  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) da UCS recebeu, na semana passada, mais de 600 alunos do terceiro ano do Ensino Médio para o Carvi Portas Abertas. A atividade tem como objetivo mostrar aos estudantes as possibilidades de aprendizagem na universidade para realizarem a escolha de um curso com mais clareza. O programa também visa contribuir para a interação dos jovens com o meio acadêmico através de visitas às instalações do campus como biblioteca, rádio e laboratórios, além de contarem com técnicos e professores para realizarem demonstrações e abordarem sobre as diversas áreas de conhecimento.

Somente na primeira manhã de ação, no dia 16 de junho, o campus recebeu cerca de 100 alunos da cidade de Garibaldi, do Instituto Estadual de Educação Profª Irmã Teofânia. Esses estudantes iniciaram as atividades às 8h, com a recepção no auditório do Bloco A, onde puderam saber mais sobre a universidade. Além disso, eles visitaram os laboratórios de biologia e conheceram sobre a área e a iniciação científica. Os alunos também viveram a experiência das práticas no laboratório de bioquímica.

No Bloco C/D foi a vez da área das exatas com a visita ao laboratório de informática, onde foram explicadas as diferenças e particularidades dos cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Laboratórios dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, e os laboratórios de Física e Biosinais, bem como o espaço para estudos do curso de Design e o laboratório de Fotografia também foram visitados.

Já no bloco E, os visitantes puderam conhecer melhor o laboratório de usinagem e mecânica e o laboratório de prototipagem e, ainda, passaram pelos laboratórios de pneumática, hidráulica e automação, localizados no Bloco I do Carvi. O tour realizado pelos estudantes teve a duração de três horas.

A indecisão dos alunos sobre a escolha de um curso na graduação é evidente, porém o contato com as áreas de afinidade proporciona que eles conheçam as possibilidades de aprendizagem na Universidade e possam optar com mais clareza. O estudante Daniel Zorrer, de 16 anos, pensa em cursar física ou engenharia mecânica. A afinidade dele com a área foi o que motivou a seleção dos cursos. A visita foi o primeiro contato de Daniel com suas áreas de interesse. Ele destaca que pôde conhecer o dia a dia dos cursos e a parte prática nos laboratórios.

O professor de Literatura e Português Carlos Soares acompanhou os alunos do Instituto durante a visita ao Carvi e ressaltou que é um momento de incertezas, por isso o contato com as diversas áreas é fundamental: “é um novo universo para eles, após conhecer os diferentes cursos, os alunos ficam com menos dúvidas e têm mais firmeza para se decidirem”.

O Carvi Portas Abertas, durante os três dias de realização, recebeu alunos de 10 escolas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e Pinto Bandeira.

Programação Neurolinguística
Promover a autoconsciência e desenvolvimento pessoal através da Programação Neurolinguística e do reconhecimento das emoções possibilitando aos participantes ampliar sua inteligência emocional tornando-o apto a alcançar seus objetivos no ambiente de trabalho e familiar de maneira mais saudável e produtiva. Este é o objetivo do curso de extensão “Aplicando a programação neurolinguística e inteligência emocional nos relacionamentos” que será realizado no dia 11 de julho no Carvi.

A atividade será ministrada por Sabrina Rugeri e é direcionada a acadêmicos, egressos e associados do CIC, líderes e demais profissionais que tenham interesse em obter conhecimentos nesta área.

Informações no site www.ucs.br.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.