• Vinícola Garibaldi

Prefeito de Bento reúne secretariado para reunião após estragos da chuva

  • Vinícola Garibaldi

Segundo a prefeitura, um novo Decreto de Emergência deve ser publicado nas próximas horas

Foto: Prefeitura Bento

Foi realizada nesta segunda-feira, 20/11, uma reunião com as equipes envolvidas no atendimento pós-chuva em Bento Gonçalves. O objetivo, segundo a prefeitura, foi alinhar ações para intensificar o trabalho de recuperação nos principais pontos da cidade. As prioridades são o auxílio das famílias, desobstrução de vias, tapa-buracos e retirada de árvores e galhos. Será publicado novo Decreto de Emergência; em setembro, um decreto já havia sido publicado. 

Estiveram presentes o prefeito Diogo Siqueira (PSDB), vice-prefeito Amarildo Lucatelli (Progressistas), subprocurador Gustavo Scharamm, secretários de Governo Márcio Possamai, de Finanças Elisiane Schenatto, de Obras Carlos Quadros, de Mobilidade Urbana Henrique Nuncio, de Agricultura Volnei Christófoli, de Segurança tenente-coronel Paulo César de Carvalho, de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo, diretora do IPURB Melissa Bertoletti, adjunto de desenvolvimento Econômico André Ferreira. 

“Nossas equipes seguiram com o trabalho de recuperação das estradas durante todo o fim de semana e vamos intensificar com o trabalho durante o dia e também noturno. Agora é atuar para resolver os principais problemas, auxiliar as famílias e buscar o reestabelecimento da água e energia. Também vamos decretar emergência, e seguir com equipes em alerta”, destaca o prefeito Diogo. 

Ainda são registrados bloqueios de estradas, em virtude da queda de barreiras, no interior da cidade. A equipe técnica do IPURB irá avaliar os principais pontos de risco. 

Os bairros mais afetados foram Fátima, Universitário, Ouro Verde, Progresso, Eucaliptos, Verona, Juventude, Fenavinho, Zatt, Vila Nova, Loteamento Santa Fé e Municipal. Cerca de 12 casas estão sendo avaliadas pelas equipes após deslizamentos.

As equipes de Obras, Mobilidade e Meio Ambiente realizam operação para tapa-buracos, conserto de tubulações, manutenção da iluminação e recolhimento de galhos e árvores caídas. 

A secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social realizou a entrega de água e alimentos para as famílias nesta manhã. Os mantimentos foram doados pela organização da prova ‘Bota Pra Correr’. 

Cerca de 10 mil residências estão sem água e 1.650 sem energia elétrica. As companhias trabalham para o reestabelecimento. 

Atualização das informações:

  • Estrada entre a Eulália e o Vale Aurora está bloqueada após queda de barreiras. 
  • O trânsito na Linha Buratti está interrompido.
  • A Linha Jabuticaba e Linha Rosário estão sem acesso. 
  • A Linha Zemith também está com acesso bloqueado; no local foi registrada a queda de duas pontes.