• Vinícola Garibaldi

Prefeito se manifesta sobre denúncia acerca do Laboratório; secretário é exonerado

  • Vinícola Garibaldi

Denúncia de vereadores afirma que tubos de sangue seriam reutilizados, além de demais irregularidades

Foto: Rodrigo De Marco

No início da noite desta terça-feira, 26/03, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB), se manifestou pela primeira vez sobre a denúncia de irregularidades no Laboratório Municipal.

Por meio de vídeo nas redes sociais, Siqueira disse confiar no corpo de trabalho. “Eu preciso reforçar isso, a confiança que eu tenho como prefeito, nos nossos servidores e também no atendimento de toda a nossa população”, disse.

Confira o vídeo:

Siqueira ainda afirmou que todas as denúncias serão investigadas. “Toda denúncia que vier, nós somos obrigados a apurar os fatos e isso a gente vai fazer em todas as secretarias e sempre fizemos isso.”

O prefeito ainda pontuou que não irá aceitar a descredibilizacão do Laboratório. “Mas o que eu não posso admitir como prefeito, é todo um sistema, um serviço que funciona bem, nos piores momentos que nós passamos, que atendeu a toda população, ser desacreditado dessa forma.”

A polêmica

No início da tarde desta terça, a prefeitura anunciou que abria sindicância para apurar denúncias que partiram de vereadores da cidade após visita ao Laboratório Municipal.

Por meio de nota, a administração municipal afirmou que “todos assuntos relacionados à área da saúde são e serão tratados com máximo rigor e prioridade”, explica.

Na denúncia, é posto que tubos de coleta de sangue estariam sendo reutilizados, além de demais irregularidades, como a utilização de equipamentos fora da validade. “Será aberta sindicância para apurar os fatos e eventuais responsabilidades”, afirma a prefeitura.

A polêmica custou a demissão do então secretário da Saúde, Gilberto Júnior. No Diário Oficial desta terça contém a exoneração de Gilberto e a nomeação da biomédica concursada Daiane Piuco como nova secretária. Atualmente, ela estava locada na Coordenação de Regulação Ambulatorial.

O ex-secretário chegou a publicar vídeo no Instagram, onde afirma “reestabelecer a verdade”:

Ainda sobre a sindicância, a prefeitura destaca que “todas medidas adotadas têm como base princípios fundamentais como a transparência, o zelo por uma saúde pública de qualidade e o cuidado com o Laboratório Municipal, um órgão de suma importância que recebeu conceito máximo na avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade”, finaliza.

Ano eleitoral

Em seu vídeo, Siqueira ainda criticou o que chamou de “movimento político”. “E não pode acontecer movimentos políticos ou politiqueiros, às vezes, apenas eleitorais, para que seja destruído todo um trabalho de muitos anos. Isso aqui eu nunca usei politicamente, eu nunca quis usar politicamente o Laboratório, que aqui é primeiro mundo.”