Prefeitura de Bento apresenta Espaço Pet no bairro Botafogo

Nesta segunda-feira, 29/08, a prefeitura de Bento Gonçalves apresentou o Espaço Pet, com ambulatório para pequenos procedimentos, farmácia com medicamentos de uso veterinário e outros serviços. O espaço está localizado, no bairro Botafogo, em frente ao antigo Hospital Galassi.  

Foto: Rodrigo De Marco/Divulgação Prefeitura.

Segundo a prefeitura, desde março as equipes trabalham na reestruturação do setor do bem-estar animal. Através do Bento-pet todos juntos pelo bem-estar animal foram realizadas cerca de três mil castrações. Ao longo dos meses foram realizados mutirões e busca ativa nos bairros Zatt, Ouro Verde, Fátima, Santa Helena e Vila Nova. 

Pelo Samu Pet, já foram realizados cerca de 150 atendimentos de urgência e emergência, alcançando animais vítimas de maus-tratos ou atropelamentos. Também foi contratado, por edital, espaço para hospedagem de animais em situação de maus-tratos e bravios. O setor hoje conta com duas médicas veterinárias, três assistentes e um auxiliar.

Conforme o secretário-adjunto de saúde, Gilberto Junior, o atendimento será destinado para famílias de baixa renda, animais de ONGs e protetoras. “É um espaço dedicado para os animais e desde o início, desse projeto, tínhamos a intenção de poder reestruturar o setor da causa animal. Foi um trabalho construído a cada etapa e hoje podemos iniciar o trabalho neste local que irá receber animais de famílias de baixa renda, das ONGs e protetoras. Temos hoje aqui o Lupi que está em recuperação e foi um dos primeiros animais atendidos pelo SamuPet. É um local pensado para os animais e construído com quem está participando da causa animal, que são as protetoras”, disse. 

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destaca que a entrega do espaço é o resultado de um trabalho para reestruturar a causa animal. “Está avançando o trabalho de cuidado com os animais. Hoje temos o Samupet, estratégia para zerar as filas de castrações, feiras de adoção e casinhas de cachorro para os animais. São ações que avançam um pouco por mês. Passamos para integralidade das ações, conseguindo neste espaço fazer o primeiro atendimento e fornecer o medicamento necessário. O poder público, com Patram, com as protetoras e ONGs é mais um braço dessa rede em prol da causa animal”.    

Os atendimentos para consultas serão realizados por agendamento no (54) 3055 7115 ou 992744262. Urgências devem ser comunicadas diretamente ao SamuPet através do telefone 99223 1853.