Professores da área da Saúde e estudantes da UCS realizam trabalho voluntário em Muçum

A cidade foi uma das mais atingidas pela cheia do Rio Taquari

Foto: Reprodução/Instagram

No último domingo, 10/09, um grupo formado por alunos e professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS), totalizando 21 pessoas, incluindo quatro professores (três da área de enfermagem e um da área farmacêutica), juntamente com acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Gastronomia e Técnico de Enfermagem do CETEC CARVI, fez uma visita a cidade de Muçum, uma das mais atingidas pela enchente do Rio Taquari.

Conforme a professora Isabel de Melo, coordenadora do curso de Enfermagem na UCS Caxias, “o cenário que encontramos era profundamente desolador. No entanto, não medimos esforços: administramos medicamentos a muitas pessoas, oferecemos orientação a outras tantas, prestamos socorro a pessoas nas ruas (muitas delas em estado de choque), realizamos a limpeza de paredes e calçados em um estabelecimento comercial, organizamos a farmácia do hospital, que se encontrava em condições precárias, e cuidamos de numerosos pacientes em seus leitos”, afirmou.

A professora também enfatizou que “o que mais se destaca nessa experiência é a empatia e o apoio que conseguimos oferecer a muitas pessoas em um momento de extrema urgência. Colegas, cada momento que compartilhamos lá foi genuinamente gratificante e deixou uma impressão duradoura”, concluiu.

*Com informações de UCS Bento