Prolongamento da BR-448 é solicitado ao presidente Jair Bolsonaro

O prefeito Guilherme Pasin entregou ao presidente Jair Bolsonaro, durante passagem dele por Bento Gonçalves na última semana, um ofício solicitando o prolongamento da Rodovia do Parque (BR-448). A obra beneficiará Serra, Região Metropolitana, Vale do Caí e Vale dos Sinos. O documento foi assinado em conjunto pela Frente Parlamentar para Extensão da BR-448, Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), CICs Portão, CICs Serra, CISGA, Corede Serra, Federasul, G-30 Serra Gaúcha, Legislativo Estadual e Federal, MobiCaxias e Parlamento Regional.

Desde setembro, entidades de cidades que seriam beneficiadas optaram por alinhar o discurso a fim de aumentar as chances de a obra ser considerada prioritária, conforme divulgado na última edição, pelo SERRANOSSA (clique aqui).

O trecho compreende uma extensão de aproximadamente 19 quilômetros entre Sapucaia do Sul, na continuação da BR-448 (Rodovia do Parque) até a cidade de Portão (ERS-240). Mesmo tendo uma extensão relativamente pequena, de 19km, o prolongamento traria um enorme benefício para várias regiões: além de facilitar o deslocamento de 1,2 milhão de pessoas, otimizará o escoamento da produção de bens para o Porto de Rio Grande e para o restante do Estado e amenizará os transtornos causados pelo excesso de veículos que utilizam a região da Scharlau, em São Leopoldo, para acessar a BR-116, na Região Metropolitana.

A estimativa é que, atualmente, cerca de 140 mil veículos trafeguem por dia na BR-116, na região da Scharlau, em São Leopoldo – desses, 40 mil utilizariam a extensão da BR-448 para acessar a região metropolitana, o que diminuiria significativamente o movimento no trecho.