Qualifica Bento forma turma na Farina
Curso foi realizado na Farina, em parceria com o SENAI

Bento Gonçalves (RS) – O Qualifica Bento formou mais uma turma na modalidade in company, desta vez com profissionais da Farina Componentes Automotivos. Os participantes concluíram o curso de Preparação e Operação de Torno CNC e Centro de Usinagem, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Curso do Qualifica Bento ocorreu dentro da Farina
A entrega dos certificados foi realizada na noite de 23 de setembro. Esta foi a terceira turma conduzida pelo SENAI em parceria com a Farina, mas a primeira com todo o conteúdo ministrado dentro da própria empresa.
As aulas teóricas e práticas ocorreram nas mesmas máquinas utilizadas pelos profissionais no dia a dia. A iniciativa acompanha os planos de crescimento da Farina e o investimento da empresa na qualificação da equipe.
Formação atende demanda da produção
Segundo o supervisor de Usinagem da Farina, Edegar Cordeiro, o curso atendeu a uma necessidade imediata da área. Ele também destacou que os resultados da capacitação já podem ser percebidos na linha de produção.
“Era esse o curso que precisávamos neste momento. Foi uma formação compacta, com teoria e prática, e o fato de acontecer aqui, usando as nossas máquinas, ajudou bastante. Precisamos que quem está na máquina tenha essa qualificação”, disse Cordeiro.
Farina destaca investimento nos profissionais
O diretor executivo da Farina Componentes Automotivos, Felipe de Vargas, ressaltou que o conhecimento adquirido permanece com cada profissional e destacou o interesse da empresa em crescer junto com a equipe.
“O tempo que vocês dedicaram ao conhecimento pertence a vocês e permanece. Saber usar esse conhecimento é o que faz a diferença. A Farina fica feliz em ver seus profissionais se capacitando, queremos crescer junto com quem trabalha aqui, com cada um conquistando aquilo que busca”, destacou Vargas.
Qualificação conecta empresa, SENAI e profissionais
A gerente de operações do SENAI de Bento Gonçalves, Ana Paula da Silva, destacou que a realização do curso dentro da empresa aproxima a formação da rotina de trabalho. “Fazer o curso dentro da empresa, no contexto real de trabalho, é uma oportunidade que os alunos precisam valorizar, assim como o investimento que a empresa faz neles”, observou Ana Paula.
A coordenadora do Qualifica Bento, Márcia Ariotti, ressaltou que o programa busca incentivar os profissionais a investir continuamente em capacitação. “Queremos qualificar o maior número possível de pessoas, esse é nosso propósito, de forma que possamos incentivar os profissionais a colocar em prática o que foi aprendido e seguir crescendo”, disse Márcia.
O instrutor do curso, Carlos Cipriano, reforçou a importância de reconhecer o resultado do próprio trabalho. “Quando passa um caminhão na estrada, que tem uma peça feita por nós, com qualidade, temos que ter orgulho disso, de termos feito nosso melhor”, concluiu Cipriano.