Quem é Carlo Acutis, o primeiro santo ‘millennial’ com milagre no Brasil

Carlo Acutis será canonizado em 27 de abril no Vaticano e tem milagre reconhecido no Brasil, ocorrido em 2013, em Campo Grande

Quem é Carlo Acutis, o primeiro santo 'millennial' com milagre no Brasil.
Carlos Acutis, o “padroeiro da internet”. Foto: Associação Carlo Acutis

Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet”, será canonizado durante uma missa solene em 27 de abril de 2025, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia ocorrerá dentro do Jubileu dos Adolescentes e reunirá milhares de fiéis.

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), e cresceu em Milão, na Itália. Desde a Primeira Comunhão, aos 7 anos, ele manteve um compromisso diário com a Santa Missa e rezava o terço em honra a Nossa Senhora.

Carlo se destacou pela sua habilidade com a informática. Ele usou esse talento para criar uma exposição online sobre mais de 100 milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Seu site ainda está no ar e tem uma versão em português: miracolieucaristici.org.

Apesar de ser um jovem comum, que amava estudar, jogar futebol e estar com os amigos, Carlo Acutis encontrou um grande amigo em Jesus. “Ele queria compartilhar esse precioso tesouro com todos, tornando-se um apóstolo, por meio do que mais gostava: a tecnologia da informação”, afirmou o jornalista Nicola Gori, do L’Osservatore Romano.

O processo de santidade de Carlo Acutis

Em setembro de 2006, Carlo começou a apresentar os primeiros sinais de uma leucemia fulminante. Com uma confiança inabalável, entregou sua vida a Deus. Quando foi internado, disse aos pais: “Ofereço os sofrimentos que deverei sofrer ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja, para não ir ao Purgatório e ir direto ao céu”.

Mesmo diante da dor, procurava minimizar os próprios sofrimentos e, ao ser questionado pelas enfermeiras, respondia: “Há pessoas que sofrem muito mais do que eu” e ainda preocupava-se com a mãe, pedindo para não acordá-la.

Carlo Acutis faleceu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, em Monza, data em que a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida – A Padroeira do Brasil. Além dessa coincidência, o primeiro milagre atribuído à sua intercessão ocorreu no Brasil. Seus restos mortais, intactos, estão no Santuário do Despojamento em Assis.

O corpo de Carlo Acutis está no Santuário da Despojo.
O corpo de Carlo Acutis está no Santuário da Despojo, em Assis. Foto: Vatican News
Os restos mortais de Carlo Acutis estão intactos.
Os restos mortais de Carlo Acutis estão intactos. Foto: Vatican News

O caminho para a canonização

O processo de canonização de Carlo Acutis começou há mais de uma década, impulsionado por padres e amigos. Foi declarado Venerável em 2018 e, dois anos depois, foi beatificado após a comprovação de um milagre ocorrido no Brasil. Em 2023, o Vaticano reconheceu um segundo milagre, permitindo que o Papa Francisco confirmasse sua santidade.

Em seu discurso no Angelus, no dia seguinte à beatificação, o Papa Francisco destacou: “Carlo Acutis não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos.”

Os milagres reconhecidos

Carlo Acutis será canonizado com base no reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão:

  • Milagre no Brasil (2013)
    Matheus, um menino de seis anos de Campo Grande (MS), sofria de uma grave anomalia no pâncreas. Ele foi completamente curado após tocar uma relíquia de Carlo Acutis – um pedaço de camisa com sangue do jovem. O milagre ocorreu na Igreja de São Sebastião, em outubro de 2013, e foi reconhecido pelo Vaticano em 2020, o que levou à sua beatificação.

  • Milagre na Itália (2022)
    Valéria, uma jovem da Costa Rica, sofreu um grave traumatismo craniano em um acidente de bicicleta e entrou em coma irreversível. Após um dia de orações diante do túmulo de Carlo Acutis, sua mãe recebeu uma notícia surpreendente do hospital: Valéria teve uma melhora repentina e inexplicável. Esse milagre foi reconhecido pelo Papa Francisco como o segundo necessário para a canonização.
Carlo Acutis, o primeiro santo 'millennial'.
Carlo Acutis, o primeiro santo “millennial”. Foto: Associação Carlo Acutis

O primeiro santo “millennial”

Com esses milagres, Carlo Acutis se tornará o primeiro santo “millennial” da Igreja Católica. Millennials são pessoas nascidas entre o início da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990. “Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida”, disse Acutis, uma frase simples e forte que agora ecoará para sempre entre os devotos católicos.

Acompanhe o trabalho da Associação Carlo Acutis pelo site oficial: carloacutis.com

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também