Receita da Polenteca é publicada em livro editado pelo Ministério da Educação

A Polenteca, uma espécie de panqueca feita à base de farinha de milho, foi publicada no livro “Melhores Receitas da Alimentação Escolar – 2ª edição”, lançado pelo Ministério da Educação. A receita, da merendeira da Escola Municipal Infantil (EMI) Feliz da Vida, Daniela Felizardo, foi a vencedora da Região Sul e teve destaque no Programa “Mais Você” da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga, que realizou a preparação ao vivo. Neste ano, a merendeira foi destaque com a sua participação no programa reality show Super Merendeiras.

 


Livro “Melhores Receitas da Alimentação Escolar – 2ª edição”, lançado pelo Ministério da Educação

 


Livro foi entregue para a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, e para as nutricionistas da secretaria na última semana

 

Daniela, a diretora da escola, Cristina Buaszczyk, e a vice-diretora, Fernanda Lodetti, entregaram o livro para a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, e para as nutricionistas da secretaria na última semana. A obra, com pouco mais de 200 páginas, destaca os 63 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a biodiversidade brasileira, o papel das nutricionistas e das merendeiras, histórias das vencedoras e receitas finalistas e semifinalistas de todas as regiões brasileiras participantes da edição anterior do concurso.

 


 

O processo de criação da receita baseou-se na utilização de ingredientes da agricultura familiar, valorizando a culinária regional e com aplicabilidade na alimentação escolar, focando o aproveitamento integral dos alimentos.
 


 

Relembre (clique nos títulos para abrir os links):

Merendeira de Bento é premiada pela melhor receita da Região Sul em concurso nacional

Série especial: Vida de merendeira, criadora da ''Polenteca''

Polenteca concorre em quadro do programa Mais você, da Rede Globo

Ana Maria Braga prepara Polenteca no programa Mais Você

Merendeira de Bento é destaque em Reality Show

 


Daniela reflete que ser merendeira é “além de estar alimentando as crianças, é transmitir hábitos saudáveis que se estendem para a família”. Ela destaca o crescimento que teve no âmbito pessoal e profissional durante toda a trajetória da receita em especial durante o reality show.

A diretora da EMI Feliz da Vida, Cristina Buaszczyk, ressalta que a polenteca surgiu de forma despretensiosa. “Nosso desafio era mostrar que utilizando frutas e verduras podemos produzir preparações saborosas. O resultado agradou muito o paladar das nossas crianças. Assim, isso nos incentivou a inventar e aprimorar outros pratos de nosso cardápio com os produtos oriundos da Agricultura Familiar”, comenta.

 


A merendeira Daniela e a secretária Iraci

 

 “A Daniela é motivo de muito orgulho para o município de Bento Gonçalves, tendo representado todos os envolvidos na alimentação escolar da Região Sul do Brasil e projetando nacionalmente nosso município como referência nesse quesito”, comemora a secretária Iraci. 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também