• Naturepet Pharma
  • Debianchi
  • Posto Ravanello
  • Envase
  • Tacchini
  • Vinícola Garibaldi

Região Sul forma mais de 17,3 mil agentes comunitários e de combate às endemias

  • Envase
  • Naturepet Pharma
  • Tacchini
  • Vinícola Garibaldi

Em 2024, o Ministério da Saúde vai abrir a segunda turma para qualificação de mais 180 mil agentes em todo o país

Foto: Prefeitura Bento

O Ministério da Saúde diplomou mais de 17,3 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que concluíram os cursos na Região Sul do país por meio do programa ‘Mais Saúde com Agente’.  

No dia da formatura, em 12 de dezembro, 176 mil agentes de saúde de todo o país foram diplomados. Nas últimas semanas, outros dois mil concluíram os cursos e se somaram aos formandos, chegando a cerca de 178 mil em mais de 5,3 mil municípios. Os veteranos de 2023 representam 90% do total de inscritos, sendo 139,4 mil Agentes Comunitários de Saúde e 38,4 mil Agentes de Combate às Endemias. 

Em 2024, o Ministério da Saúde vai abrir a segunda turma para qualificação de mais 180 mil agentes.

O governo federal vai incluir, ainda, a partir da próxima turma, as escolas de saúde do SUS, para prestação de apoio na descentralização da gestão do programa e na qualificação de preceptores. Os cursos terão disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades, com foco na qualificação do acolhimento à população.

Com a nova turma, o Ministério da Saúde prevê melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de apurar o olhar dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários. 

Em 2023, mais de 14 mil profissionais estiveram envolvidos na qualificação dos agentes: 4 mil tutores e 10 mil preceptores. O programa tem formato semipresencial, carga horária de mais de 1,2 mil horas e duração mínima de dez meses. Dividido em 26 disciplinas e 40 teleaulas gravadas, o curso também conta com quatro mil páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas.

Formação em Bento

Em agosto de 2023, foi realizada a formatura da primeira turma dos técnicos de Agente Comunitário em Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) dos municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Concluíram a capacitação 21 Agentes Comunitários de Saúde de Bento Gonçalves, 01 de Pinto Bandeira, 07 de Monte Belo do Sul e 02 de Santa Tereza, além de 07 Agentes de Combate às Endemias.