Saúde de Bento busca reforçar atendimentos nas UBSs e na UPA 24h

“Estamos trabalhando para atender as demandas mais urgentes e encontrar alternativas para suprir o aumento do fluxo diário”, disse a secretária de Saúde de Bento Gonçalves

Saúde de Bento busca reforçar atendimentos nas UBSs e na UPA 24h
Foto: Arquivo Prefeitura Bento

Com a chegada do inverno, na última quinta-feira, 20/06, e o aumento de doenças respiratórias, que acarretam em uma maior demanda por atendimento médico, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que reforçou algumas formas de atendimento para assistência à população de Bento Gonçalves. 

A UBS Zona Sul, das 13h às 21h, amplia o número de atendimentos. “Nos últimos dias registramos cerca de 500 pacientes para atendimento na UPA [Unidade de Pronto Atendimento 24h], quando são registrados esses picos nós aumentamos o número de profissionais e trabalhamos com a unidade sentinela [UBS Zona Sul] para triagem e agilidade nos atendimentos”, disse a secretária de saúde Daiane Piuco. 

Também seguem os atendimentos durante o dia nas UBSs, levando os usuários para essas instituições, desafogando a UPA e o Pronto Atendimento Zona Norte (PAZN).

Cada UBS está realizando as consultas médicas através de fichas disponibilizadas diariamente, conforme cronograma local de atendimentos, além dos agendamentos.

“Estamos trabalhando para atender as demandas mais urgentes e encontrar alternativas para suprir o aumento do fluxo diário à procura de atendimento médico de urgência. É um período que, tradicionalmente, já registramos um aumento na procura por atendimento e temos a unidade sentinela, as unidades e no vespertino com ações para ampliação desse atendimento”, destaca Daiane. 

Atendimento vespertino 

As unidades de saúde do Santa Helena, Vila Nova II, Municipal, Conceição e Zatt realizam atendimento no vespertino, exclusivamente nas segundas-feiras. O horário de atendimento é das 17h30 às 21h.

Pediatra no São Roque

As consultas médicas de pediatra no vespertino ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

Agendamento 

As consultas também podem ser realizadas por agendamento telefônico, sem a necessidade do cidadão se dirigir até a UBS para marcar um atendimento através de fichas. 

Confira

  • Atendimento em clínica geral: 10 consultas agendadas e quatro encaixes de urgência por turno;
  • Agendamentos de grupos específicos:
    Vespertino (atendimentos clínicos): 12 atendimentos;
    Idosos: 10 consultas agendadas, mais dois encaixes de urgência;
    Pré-natal: 8 agendamentos;
    Puericultura: 8 agendamentos;
    Ginecologia geral: 8 consultas;
    Pediatria geral: 8 agendamentos, mais dois encaixes de urgência.
  • Visitas domiciliares: atendimento de acordo com a demanda.