Inverno no RS será menos chuvoso, mas com frio intenso

“Ou seja, diminuição da chuva e dias mais frios”, explica o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone

Inverno no RS será menos chuvoso, mas com frio intenso
Foto: Fernando Dias/Seapi

O inverno 2024, que inicia nesta quinta-feira, 20/06, às 17h51, deverá apresentar precipitações e temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul. “Ou seja, diminuição da chuva e dias mais frios”, explica o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone.

Segundo ele, nos meses de julho, agosto e setembro, haverá o fim do evento El Niño e ocorrerá um curto período de neutralidade na primeira metade da estação, o que será determinante para a ocorrência de chuvas regulares e próximas da normalidade no mês de julho.

“As projeções dos modelos de clima indicam o retorno do fenômeno La Niña entre os meses de agosto e setembro, o que deverá colaborar para a redução da precipitação na parte final do inverno, com volumes inferiores à média em praticamente todo o Estado nos meses de agosto e setembro”, esclarece Varone.

“O prognóstico das temperaturas médias destaca que o trimestre deverá apresentar valores inferiores à média durante todo trimestre, e essa condição proporcionará ondas de frio mais intensas e poderá ocasionar eventos de geadas mais frequentes”, completa o meteorologista.