• Vinícola Garibaldi

Secretaria da Saúde realiza testes rápidos de HIV e SÍFILIS na Via del Vino no sábado

  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello

Neste sábado, 19/02, A Secretaria da Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), realiza uma atividade de prevenção contra HIV e AIDS, na Via Del Vino. As equipes estarão fazendo testes rápidos de HIV e SÍFILIS, das 8h às 13h. Para a realização do teste é necessário a apresentação de documento com foto e cartão SUS.

Em 2021 foram realizados no município 29.315 testes rápidos HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e HEPATITE C, sendo mais de 7 mil pessoas testadas, o que demonstra conscientização da população pela prevenção.

A enfermeira Adriana Cirolini, comentou sobre a ação de sábado.

“A importância do teste é justamente para reforçar que as pessoas conheçam a sua condição sorológica, saibam que os serviços existem, e que busquem a informação de que tem outras formas de prevenção que se pode oferecer. No sábado as enfermeiras estarão atendendo para desmistificar o preconceito em relação ao HIV. Por isso que digo que é informar-se e prevenir-se com o teste também”

Diferenças entre HIV e AIDS

Quando ocorre um diagnóstico de HIV, mas sem sintomas, a pessoa é apenas portador do vírus. Quando tem outras doenças, além do exame positivo para HIV, já é considerado AIDS.

Desde 2012, o Protocolo de tratamento do Ministério da Saúde passou a recomendar o uso dos antirretrovirais para todas as pessoas portadoras do vírus HIV, e, não apenas para os doentes, como vinha ocorrendo, até então.

Importância do tratamento precoce

O tratamento precoce ajuda a evitar que os infectados pelo HIV desenvolvam a doença, o que, progressivamente, acaba por reduzir o número de doentes.

Os preservativos masculinos e femininos são importantes na prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como é o caso da SÍFILIS, e são distribuídos em todas as Unidades de Saúde.

Para a realização de exames ao longo da semana é recomendado que a pessoa procure a Unidade de Saúde e/ou Centro de testagem e aconselhamento (CTA), que fica localizado na rua Goiânia, nº 590, bairro Botafogo. É necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS.