Secretários demitem-se para serem candidatos

Com o prazo final para a desincompatibilização aproximando-se, secretários municipais de Bento Gonçalves que pretendem ser candidatos nas próximas eleições estão se desligando das pastas. Pelo menos duas secretarias terão novos titulares já a partir da próxima semana: Delarci de Lima, do Meio Ambiente, e Leandro Santarossa, do Desenvolvimento Econômico, deixam seus cargos. O prazo termina no dia 7 de abril, mas o feriado da Sexta-Feira Santa provocou a antecipação das decisões. Na prática, o último dia de trabalho dos secretários é esta quinta-feira, dia 5.

Na terça-feira, Lima confirmou ao SERRANOSSA que deveria deixar a prefeitura até a quinta-feira para candidatar-se a vereador. “Ainda não está definido quem me substituirá”, explica. Lima concorrerá pelo PPS. Santarossa confirmou no início da semana que colocou o nome à disposição do partido: “É a sigla que vai decidir se serei candidato ou não e a que cargo”, disse o secretário, que também filiado ao PPS. Segundo ele, ainda não há substituto confirmado para o comando da secretaria. “Até sábado, deve haver alguma posição”, diz.

Dentre os nomes aventados para deixar a prefeitura e concorrer nas eleições, alguns não confirmaram, no início da semana, que fossem fazê-lo. O secretário de Viação e Obras Públicas, Alvory Viccari, foi um deles. Ele negou que fosse deixar a pasta. O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, José Antônio Gava, também rejeitou a hipótese de concorrer nas próximas eleições. Jaqueline Fávero, da Educação, está cotada para concorrer, mas não foi encontrada pelo SERRANOSSA para comentar a possibilidade.

Caso diferente é o do secretário municipal de Finanças, Olívio Barcelos de Meneses. Ele deve concorrer nas próximas eleições, mas em Veranópolis. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Bento Gonçalves, Meneses não precisaria deixar a secretaria dentro do prazo de desincompatibilização, já que a candidatura seria em um município diferente do qual atua hoje.

Diretores e coordenadores

Os secretários municipais que desligaram-se da prefeitura não são os únicos integrantes da administração com planos de concorrer em outubro. A expectativa, no início da semana, era de que alguns coordenadores e diretores de secretarias também fossem deixar os cargos.


Anúncio oficial

O anúncio oficial da prefeitura divulgando quem seriam os secretários que deixariam os cargos para concorrer estava marcado para a noite de quarta-feira, dia 4, após o fechamento desta edição. A expectativa era de que já fossem escolhidos os nomes que assumiriam as respectivas pastas.

Reportagem: Eduardo Kopp

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa