SEDES promove busca ativa de pessoas em situação de rua, em Bento Gonçalves
A busca ativa visa encaminhar as pessoas para o serviço ofertado pelo município, a Casa de Passagem
Com a chegada das temperaturas mais frias a prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou, na última semana, a ação de abordagem noturna às pessoas em situação de rua na cidade. A busca ativa visa encaminhar as pessoas para o serviço ofertado pelo município, a Casa de Passagem.
Os atendimentos são realizados pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), nos locais mapeados, a fim de identificar as pessoas nessa situação e, para os que desejarem, conduzi-los à Casa de Passagem.
Conforme a coordenadora de Proteção Social Especial, Simone Menegotto, “caso os usuários apresentem resistência na utilização do referido serviço, os mesmos são respeitados naquele momento em sua decisão, sendo ofertados cobertores, agasalhos e alimento quente, no intuito de minimizar os efeitos do frio”.
Segundo o Executivo, é importante ressaltar que as abordagens noturnas objetivam amenizar os efeitos do inverno, não sendo realizadas intervenções, como acesso a benefícios e demais encaminhamentos, sendo que o restante do atendimento é realizado pela equipe, em outro momento, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS.
O secretário Eduardo Virissimo ressalta que “com a chegada do inverno vamos aumentar as abordagens noturnas. A ideia é de que eles acessem os nossos serviços, nossos equipamentos, e também, possam ser encaminhados para atendimentos de saúde, de trabalho, de confecção de documentos”.
A Casa de Passagem é para população adulta, com atendimento noturno, localizada na rua Francisco Navarini, 136, bairro Maria Goretti, no horário de atendimento das 19h da noite às 7h da manhã, com a oferta de pernoite com banho, alimentação e agasalhos.
O Serviço de Abordagem Social possui sua sede no CREAS (rua Caetano Darolt, nº 434, bairro Progresso), desenvolvendo um trabalho de busca ativa e atendimento por demandas nas ruas da cidade. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e em tempo integral para recebimentos de demandas no WhatsApp (54) 99222-8259.