Solicitação de vagas e rematrículas na rede municipal iniciam no dia 3 de novembro

Edital que estabelece diretrizes para atendimento, rematrículas e matrículas para o Ano Letivo de 2022 foi publicado na manhã desta segunda-feira, 18/10, no Diário Oficial de Bento Gonçalves

Pais e familiares devem ficar atentos: em novembro iniciam as solicitações de vagas e rematrículas nas Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Bento Gonçalves. O edital que estabelece as diretrizes para o processo de inscrições, atendimento, rematrículas e matrículas para o Ano Letivo de 2022 foi publicado na manhã desta segunda-feira, 18/10, no Diário Oficial.

A inscrição será realizada exclusivamente no Sistema On-line de Cadastro, no site matriculaonline.bentogoncalves.rs.gov.br, preferencialmente em computadores ou notebooks.  A inscrição não é garantia de vaga, mas é o meio pelo qual as crianças serão encaminhadas às vagas disponíveis.  Após a inscrição realizada, caso o aluno reprove ao final do Ano Letivo de 2021, a família deverá entrar em contato com o Setor de Administração Escolar (Secretaria Municipal de Educação) ou a Secretaria da Escola, para realizar os ajustes na solicitação da vaga.

O Sistema de Inscrições estará disponível no dia 03 de novembro, a partir das 7h, e finaliza dia 12 de novembro, às 23 horas. Os pais ou responsáveis pela inscrição receberão um número de protocolo, emitido pelo Sistema de Inscrições, como comprovante do ato da inscrição para solicitação de vaga. O Sistema de Inscrições ficará indisponível até o período da segunda etapa, que será no período de 01/02/2022 a 30/09/2022, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Se o total de inscritos for maior que o número de vagas disponíveis, conforme o espaço físico da escola, os alunos poderão ser alocados em outras escolas. “O município poderá ofertar vagas compradas em instituições privadas credenciadas, apenas nos casos em que não houver vagas disponíveis na rede pública”, pontua o edital.  

A partir da classificação e das vagas disponíveis, cada escola disponibilizará a listagem dos selecionados para a matrícula na escola de primeira opção, no dia 29 de novembro de 2021. A lista também estará disponível no site da prefeitura https://bentogoncalves.atende.net/cidadao.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

Número do CPF, nome completo e data de nascimento do aluno, informar se o aluno possui deficiência; número do CPF, nome completo e telefone do responsável pelo aluno para contato. Ao longo da inscrição serão solicitados dados da família – endereço e dados dos responsáveis (pai e mãe). É necessário preencher toda a ficha de inscrição, corretamente e com veracidade. Ao concluir a inscrição, imprimir ou salvar o comprovante com o número de protocolo.

No ato da inscrição, ao informar o endereço do aluno, a escola de “Primeira Opção”, será preenchida automaticamente pelo Sistema de Inscrições, através do Zoneamento , já a “Segunda Opção” será a escolha da família. Após a data de inscrição pela internet, a família tem o prazo de 10 dias para entregar, na escola, a documentação, comprovando os dados informados no Sistema de Inscrições.

Não serão aceitas solicitações de inscrições que não preencherem o respectivo documento de forma completa e correta, ou fornecerem dados inverídicos ou falsos.

Rematrículas 
Os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao período de rematrículas e atualização de documentos. Todas essas informações serão repassadas pelas próprias escolas que o aluno está frequentando.