• Vinícola Garibaldi

Carta de vinhos totalmente brasileira no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves

  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello

Desde dezembro de 2023, o SPA do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola, pioneiro neste tipo de operação no país, passou a ter as cartas de vinhos com uma oferta de rótulos 100% brasileiros

Foto: Lucas Ramos Mendes

Em matéria publicada na plataforma Brasil de Vinhos www.brasildevinhos.com.br Alcindo Scchneider, um dos 11 sommeliers do SPA, afirma que a demanda veio também dos consumidores e hóspedes do hotel.

Desde dezembro de 2023, o SPA do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola, pioneiro neste tipo de operação no país, passou a ter as cartas de vinhos com uma oferta de rótulos 100% brasileiros. Dos quatro restaurantes do estabelecimento que funciona desde 2007 na mais tradicional região vitivinícola do país – o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves –  apenas a Enoteca Vino.Libris tem cerca de 30% da lista de vinhos formada por rótulos de outros países. O Leopoldina, o Bistrô Culinária de Terroir e a Esplanada Gaúcha têm as cartas totalmente brasileiras.

Uma missão e além disso um pedido. A demanda veio também dos consumidores e hóspedes do hotel, lembra Alcindo Schneider, um dos 11 sommeliers do SPA, profissional que tem na ponta da língua os mais de 70 rótulos brasileiros oferecidos em taça utilizando um coravin no wine bar do hotel. “Quem vem aqui, na maior parte das vezes quer conhecer o que é produzido na região”, conta. “Fazemos questão de oferecer o que as pessoas pedem, mas mais do que isso apresentamos rótulos novos”, completa.

Se o vinho produzido no Brasil não tem um consumo maior pelo próprio brasileiro, sabemos, é também pela combinação de preconceito e desconhecimento. “As pessoas não compram simplesmente porque não têm referências, então acabam não querendo arriscar com um produtor que desconhecem e optam por outro que é internacionalmente comercializado”, lamenta Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do SPA do Vinho.

Mas devagar se vai ao longe. “Como estamos inteiramente voltados ao universo do vinho, cada experiência que oferecemos é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre a produção nacional”, argumenta. E a repercussão não podia ser melhor, garante: “Muitos hóspedes fazem questão de comprar os vinhos que mais os surpreenderam ao longo da estada para levar para suas cidades de origem e compartilhar nas confrarias”.

A curadoria dos rótulos

A seleção dos vinhos das cartas é de responsabilidade exclusiva do casal de sócios-diretores do SPA do Vinho, Aldemir Dadalt e Deborah Villas-Bôas Dadalt (imagem abaixo, foto arquivo pessoal), ambos sommeliers, acadêmicos de Enologia e produtores do Ales Victória há 18 anos – rótulo que tem o selo da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos estampado na garrafa.

Alguns ícones brasileiros na adega do SPA do Vinho

Sesmarias, Merlot Terroir e Lote 43, da Miolo

DNA e Concentus, da Pizzato

4 castas, da Almaúnica

Épico, da Guatambu

Leia a reportagem da jornalista Lucia Porto na íntegra clicando aqui: https://brasildevinhos.com.br/carta-de-vinhos-totalmente-brasileira-no-spa-do-vinho/