Técnicos do TCE-RS participam de curso do INPE para fiscalizar obras públicas por satélite
O Tribunal de Contas do Estado iniciou nesta segunda-feira, 12/12, treinamento ministrado pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) destinado a auditores do TCE-RS. O objetivo é capacitar os técnicos para a obtenção e tratamento de imagens de satélite para a fiscalização de obras públicas.
O período da capacitação terá carga 40 horas com encerramento na sexta-feira, 16/12. Os técnicos do tribunal serão treinados para obter imagens de satélite para identificar os tipos de intervenção em obras públicas, localização exata e período de realização das diferentes etapas.
Para coordenador do Centro Especializado para Auditoria de Obras Públicas do TCE-RS, auditor Cezar Motta, a captação de imagem de satélite enriquece o trabalho de auditoria do tribunal para fazer o acompanhamento do que está acontecendo. “Isso é muito importante nas rodovias, onde será possível acompanhar o andamento da obra periodicamente, através de fotos de satélite para verificar onde são feitos os trabalhos e que tipo de serviço foi feito para identificar possíveis irregularidades”, afirmou. Disse ainda que, “em linhas gerais, será possível acompanhar a obra sem estar presente, além de mostrar o que aconteceu no passado através do comparativo de imagens”.
Conforme o pesquisador da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática do INPE, Laércio Massaru Namikawa, o curso permitirá que os serviços de auditoria do Tribunal de Contas sejam mais eficientes. “Será possível verificar o andamento de diferentes obras, a partir do computador do próprio auditor, sem a necessidade de deslocar-se ao local para verificar o andamento da obra. Esse tipo de treinamento serve para que o TCE-RS utilize parâmetros das imagens de satélite”, concluiu.