• Vinícola Garibaldi

Torres é declarada a Capital Nacional do Balonismo

  • Vinícola Garibaldi

Há mais de 30 anos a cidade promove o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que inclui apresentações, competições de balões esportivos, shows e atividades de lazer

Foto: Rodrigo Weis

O município de Torres, no Rio Grande do Sul, foi reconhecido como a Capital Nacional do Balonismo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na quinta-feira, 11/01, a Lei 14.408, que deu o título à cidade. A sanção foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 12/01.

Há mais de 30 anos a cidade promove o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que inclui apresentações, competições de balões esportivos, shows e atividades de lazer. Em maio de 2024, será realizada a 34ª edição do evento, o maior do tipo na América Latina.

A lei sancionada tem origem no PL 4.146/2023, da Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado no Senado em dezembro do ano passado. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), na Comissão de Esporte.

Segundo ele, a prática de voos com balões de ar aquecido “é uma atividade fantástica” que já se tornou parte da cultura de Torres. Além disso, o balonismo tem importância econômica por mobilizar a cidade e atrair turistas durante o ano todo.

Em seu relatório, o senador destacou que o festival promovido anualmente é fonte de renda, emprego e oportunidades para empresas e empreendedores por movimentar “fortemente” os setores hoteleiro, comercial e gastronômico.

Fonte: Agência Senado