Vereador gaúcho compara cérebro de prefeita com ‘caroço de azeitona’
Na última segunda-feira, 07/03, véspera do Dia Internacional da Mulher, um vereador da cidade de Santana do Livramento, na fronteira Oeste, usou a tribuna na sessão da Câmara para ofender a prefeita Ana Luiza Tarouco (União Brasil) e a secretária de Educação da cidade, Elisangela de Almeida Duarte. Durante a manifestação, ele disse que os cérebros delas seriam comparáveis a “um caroço de azeitona”. E ainda complementou: “não pode ser muito maior do que isso”.
O vereador Enrique Civeira (PDT), que já havia sido contrário a diversas outras decisões da prefeitura, proferiu as ofensas quando fazia críticas a uma proposta do Executivo para encaminhar um financiamento junto ao Banrisul, segundo ele, improcedente.
Pouco depois das manifestações na tribuna, Enrique Civeira mediou um debate sobre a “Violência Política contra Mulher” na Câmara.
Na terça-feira, 08/03, Dia Internacional da Mulher, a prefeita, ao compartilhar a notícia do ocorrido, se manifestou por meio das redes sociais. “E neste dia da mulher, com a tentativa – no mínimo – desrespeitosa de lacração de um homem, ao que parece, intimidado por uma mulher ‘FODA’, eu deixo um recado pra todas as mulheres que, diariamente, enfrentam seus sistemas arcaicos, machistas e sem educação. Sigam firmes na luta por tudo aquilo que seus corações desejam. Eles NÃO passarão. Sigam imparáveis & corajosas. A guerra contra a violação de direitos das mulheres está apenas começando e deve ser travada por todos aqueles que não compactuam com tais posturas. Mulheres e Homens de bem… Se levantem, porque o respeito É BÁSICO”.
Em fala na sessão desta quarta-feira, 09/03, o vereador ironizou a situação, destacando os benefícios do caroço da azeitona. Também disse que não tem “nada contra as mulheres”. “Inclusive defendo a participação das mulheres na política. Pra mim a participação das mulheres não é uma questão de justiça de gênero, mas uma questão de agregar valor à política”, afirmou.