Zoológico da UCS, em Caxias, vai encerrar atividades em 2024

Zoológico vai ser fechado a partir do dia 1º de março de 2024

Foto: Redes Sociais

Por uma questão de corte de despesas, o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) definiu que o Jardim Zoológico da UCS vai ser fechado a partir do dia 1º de março de 2024. Entretanto, a última esperança para reverter a situação é uma campanha idealizada pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.

O Zoológico da UCS está fechado para visitação pública desde o início da pandemia de COVID-19, mas são mantidos no local cerca de 90 animais, de 40 espécies diferentes. O custo mensal do espaço, bancado totalmente pela universidade, é de R$ 60 mil.

Além da dificuldade em continuar bancando os gastos fixos, o reitor da UCS, Rech, informa que, para reabrir o espaço ao público, há ainda a necessidade de uma reforma geral estimada em cerca de R$ 2,5 milhões.

Apesar do cenário de escassez de recursos e da decisão pelo fechamento definitivo, ele ainda acredita em uma última cartada para reverter o quadro.

“Não vamos nos entregar a essa situação de fechamento. Seria muito frustrante para mim, como reitor, no segundo ano de gestão, ser um dos responsáveis por encerrar uma história bonita e proibir futuras histórias belas no zoológico. Por isso, nos próximos dias, vou organizar com nosso time de marketing a criação de uma campanha, que se tiver êxito, vai manter esse equipamento”, afirma.

Se a campanha funcionar e permitir que o zoológico permaneça aberto, a ideia do reitor é que o espaço seja mantido no formato atual, sem cobrança de ingresso, cumprindo um papel recreativo para a população.

Antes do fechamento à visitação em 2019, o local recebia cerca de 85 mil pessoas por ano, especialmente nos finais de semana. Além disso, havia a movimentação de estudantes, que iam ao local de segunda a sexta.

Fonte: GZH

Você pode gostar também