• Vinícola Garibaldi

Ação da UCS Bento reforça vínculos com a comunidade

  • Vinícola Garibaldi

UCS Comunidade trouxe ainda mais integração entre a universidade e os bento-gonçalvenses

A integração de professores e alunos da UCS com a comunidade, oportunizada na UCS Bento com uma ação especial no último sábado, 26/11, proporcionou experiências que colaboraram para além da formação acadêmica dos estudantes.

O UCS Comunidade, realizado no campus local, foi um encontro que também trouxe as pessoas para dentro da universidade. “É um evento que oportuniza trocas e vivências que contribuem com orientações e atendimento às pessoas que participam”, destaca Gilberto Hummes, coordenador da Coordenadoria de Extensão da UCS.

A mobilização que aproxima iniciativas acadêmicas por meio de ações de cidadania é viabilizada pelo envolvimento de equipes da universidade e pela presença de professores e alunos de diversos cursos. O UCS Comunidade também, salienta Hummes, movimentou acadêmicos nos campis da universidade, oportunizando novas interações nas regiões de atuação da universidade. “Isso mostrou a eles realidades e demandas diferentes, além de integração entre os acadêmicos de diferentes regiões”, destaca.

Para o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, o UCS Comunidade teve a oportunidade de demonstrar a relevância da instituição para a região e a sua capacidade de impactar a vida das pessoas na geração, disseminação e aplicação do conhecimento. “Menciono nesse contexto as evidências à nossa infraestrutura, aos nossos serviços prestados à comunidade e quanto ao nosso corpo docente, diferenciado e engajado no cumprimento da nossa missão, que é de promover a formação integral das pessoas, por meio da produção do conhecimento, para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, quero destacar o trabalho que foi efetuado pelos coordenadores envolvidos na atividade”, comenta Larentis.

Neste ano, o UCS Comunidade em Bento Gonçalves teve agregado à ação outro importante evento, o UCS Talk Profissões, direcionado ao conhecimento dos cursos oferecidos pela instituição. “A participação conjunta potencializa as ações, abrindo um conjunto maior de possibilidades e orientações aos participantes. O UCS Talk permitiu que alunos do ensino médio pudessem observar acadêmicos de diferentes cursos desenvolvendo suas atividades, permitindo uma melhor compreensão sobre os diferentes cursos, para escolha futura de sua formação”, destaca Hummes.