• Vinícola Garibaldi

Bento Gonçalves registra geração de quase 500 empregos em abril

  • Vinícola Garibaldi

Marca posiciona município com o sexto melhor desempenho do RS no mês

Bento Gonçalves registra geração de quase 500 empregos em abril
Indústria moveleira contribuiu com geração de vagas. Foto: Freepik

Todos os setores econômicos de Bento Gonçalves registraram elevada geração de postos de trabalho em abril, com destaque para a indústria e os serviços, que juntos alcançaram quase 70% das 490 vagas abertas no município. A marca, conforme o o Observatório da Economia (Oecon) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), posicionou o município com o sexto melhor desempenho no Rio Grande do Sul.

O novo boletim do Oecon mostra que, impulsionada pela fabricação de móveis (126), a indústria gerou 185 vagas. No setor de serviços, responsável pela criação de 152 empregos, a área que mais contribuiu foi a de transporte terrestre (46). Construção civil, depois de registrar saldo negativo em março (-2), teve um abril aquecido pelos serviços especializados para construção, que computaram 59 das 80 vagas geradas. O comércio registrou seu melhor desempenho em 2024, contabilizando a criação de 69 vagas, com grande colaboração dos setores de supermercados (21) e de produtos farmacêuticos (19).

O mês de abril também foi o melhor do ano para todos os setores, com exceção da indústria, cujo mais auspicioso mês foi em janeiro (425). Com os números de abril, Bento Gonçalves também cresceu em outros quesitos. “O município tem agora o 9º melhor desempenho dentre todos no RS no acumulado do ano, com 1.441 empregos gerados. Isso representa um crescimento de 111% quando comparado ao mesmo período de 2023”, diz o autor do boletim, Fabiano Larentis.

Outro aumento foi o da massa laboral. Agora, são 50.043 postos de trabalho alcançados em abril. “É o maior volume da série histórica, 3% superior ao fechamento de 2023”, observa Larentis. Já o volume de MEIs fechou em 12.560 em abril, praticamente o mesmo de 2023.

Fonte: Exata Comunicação