Diogo, Jorge ou Paulo: em busca da prefeitura de Bento Gonçalves
No dia 16/08, inicia a campanha eleitoral; as eleições municipais ocorrem em 06/10
O que era esperado está perto de se confirmar: três chapas devem disputar a prefeitura de Bento Gonçalves nas eleições municipais de 2024, que ocorrem em 06 de outubro. As convenções partidárias se encerraram na última segunda-feira, 05 de agosto, e os partidos definiram seus pré-candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Agora, os registros das candidaturas são realizados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. No dia 16, inicia a campanha eleitoral, quando o trio passará de pré-candidatos para candidatos de fato.
Diogo Siqueira (PSDB) e Amarildo Lucatelli (Progressistas) irão tentar a reeleição com apoio do União Brasil, do Podemos e da Federação Nacional PSDB/Cidadania. Eleito em 2020 com mais de 19,1 mil votos, Siqueira tentará driblar as críticas negativas ao seu mandato, principalmente na área da saúde, para se manter no cargo mais alto do Executivo Municipal por mais 4 anos. Siqueira já foi secretário de Saúde da cidade, entre 2017 e 2020, na gestão Pasin.
Jorge de Oliveira e Dirceu Dall Agnoll, ambos do PT, irão representar a esquerda bento-gonçalvense no pleito, atuando pela Federação Nacional PT/PC do B/ PV. Na última eleição, a chapa do Partido dos Trabalhadores ficou em 8º, com pouco mais de mil votos. A última vez que a esquerda comandou a Casa Amarela foi entre 2009 e 2012, com o ex-prefeito Roberto Lunelli (1967-2016). Jorge é músico e atua na área da construção civil. Foi diretor de Cultura no governo Lunelli.
Considerada a principal concorrência ao atual prefeito, a chapa Paulo Caleffi (PSD) e Rafael Pasqualotto (PL) conta com apoio de partidos como Republicanos, PDT, NOVO e MDB. Caleffi, de 75 anos, tentou se eleger em 2020, mas ficou em 2º por menos de 4 mil votos. Caleffi é formado em Ciências Econômicas e Direito, além de ser empresário. Foi deputado estadual entre 2021 e 2022.
Municípios da região
Na cidade de Santa Tereza, apenas uma chapa à prefeitura foi registrada: Gisele Caumo (PP) como pré-candidata a prefeita e Diogo Farina (PSDB) como vice- -prefeito. Em Garibaldi, o atual prefeito, Sérgio Chesini (PP), disputará a prefeitura contra Antônio Cetolin, do MDB.
Em Pinto Bandeira a coligação PP, PDT, PL e PSB indicou Thompson Benhur Didone e José Maria Pavan como pré-candidatos aos cargos de prefeito e vice- -prefeito, respectivamente. Eles irão enfrentar a dupla do MDB Adilson Antonio Salini e Crislei Balestrin Facchin.
Farroupilha apresenta três cenários: Jonas Tomazini e Tiago Brunet, pela Coligação MDB, PP, PL e PSDB/Cidadania; Pedro Pedrozzo e Gloria Menegotto, pela Coligação PSB, União Brasil, PDT, Republicanos, Podemos, PSD e PT/PCdoB/PV; e Dário Micael da Silva e Emilia Mari Frare pela Coligação PRD e NOVO.