Outro ponto fundamental que coloco em discussão é a evolução das tecnologias de comunicação, onde começamos com a rede 1G e hoje estamos implementando a quinta geração (5G) com pesquisas e congressos já falando da sexta evolução (6G), com maior taxa de dados além de muitas inovações na parte de processamento da imagem e vídeo.
Há cerca de um ano estou realizando minha pesquisa de doutorado na área de comunicação via satélite de baixa órbita (chamamos de LEO satélite), algo que muitos anos atrás não tínhamos estrutura e poucos investimentos. A Lacuna Space (https://lacuna.space/) já é realidade em avanços nesse tipo de comunicação, seu uso vai desde monitoramento de áreas agrícolas, desastres ambientais, logística, até o monitoramento da fauna e flora.
Essas são apenas algumas palavras sobre o assunto, aliás, teríamos muito mais para falar, porém deixo aqui o convite para que conheçam as áreas das Engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS Bento ou Sede) e prossigam nessa fascinante profissão.