Hospital Tacchini Carlos Barbosa tem plantão próprio em pediatria

A partir de outubro, Hospital Tacchini Carlos Barbosa conta com equipe própria para atendimento pediátrico de urgência e emergência

Hospital Tacchini Carlos Barbosa tem plantão próprio em pediatria.
Hospital Tacchini Carlos Barbosa atende cerca de 740 crianças por mês. Foto: Assessoria de Imprensa Tacchini

Carlos Barbosa (RS) – Desde 1º de outubro, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa adotou um novo modelo de contratação para o plantão de pediatria: os médicos agora são contratados diretamente pela instituição. Com a mudança, o hospital garante atendimento pediátrico 24 horas, atendendo a todos os convênios parceiros e ao SUS, conforme regulação. Atualmente, são atendidas mais de 740 crianças por mês, uma média de cerca de 25 pacientes por dia.

Com a equipe própria, o hospital está preparado para lidar com urgências pediátricas.

“Considero que os pacientes estão muito seguros dentro do Tacchini Saúde. Contamos com estrutura adequada e profissionais capacitados para atender situações emergenciais. Além disso, quando necessário, os usuários do Tacchimed têm o fluxo regulado para internação em UTI Pediátrica ou Neonatal no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves”, explica Dra. Ana Lúcia Mendes Nobre, pediatra coordenadora do plantão.

Quando procurar o plantão

A pediatra orienta que o Pronto-Socorro deve ser procurado apenas em situações de urgência real. “Febre acima de 39°C que não cede com antitérmicos, dificuldade para respirar, crises convulsivas, traumas graves e sinais de desidratação são exemplos que exigem atendimento imediato. Sempre digo que, na dúvida, é melhor levar a criança para avaliação médica”, afirma.

Ela reforça que casos leves não devem recorrer ao pronto-socorro, pois a avaliação é focada apenas em quadros agudos e há risco de exposição a doenças contagiosas. O atendimento segue a classificação de risco, priorizando pacientes em estado crítico independentemente da ordem de chegada ou do convênio. Isso significa que casos menos graves serão atendidos, porém podem ter tempo de espera maior.

Integração entre hospitais de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves

Segundo a gerente do hospital, Cátia Argenta, a mudança fortalece a integração entre unidades do Tacchini Saúde, combinando recursos humanos e tecnológicos. “As mudanças garantem atendimento rápido aos pequenos pacientes, com protocolos seguros desde a triagem. A condução do atendimento pode seguir no pronto-socorro, unidade de internação ou, se necessário, transferência para alta complexidade, como UTI”, explica.

Outro benefício é a proximidade entre profissionais e gestão, que facilita treinamentos contínuos, atualização de práticas e acompanhamento de resultados. “A padronização de processos e fluxos no plantão garante assistência resolutiva, reduz riscos e oferece tranquilidade às famílias em situações de urgência”, completa.

NExP

O Núcleo de Experiência do Paciente (NExP) do Tacchini Saúde está à disposição para dúvidas, sugestões ou informações. As manifestações, anônimas ou identificadas, podem ser enviadas por e-mail (nexp@tacchini.com.br) ou pela Central de Relacionamento do hospital, pelo telefone (54) 3455-4333, ramais 1021, 1031 e 1051.

Hospital Tacchini Carlos Barbosa

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS