Moradores denunciam poluição de arroio nos Caminhos de Pedra

Conforme neta de casal de idosos que reside no local, desde o início deste ano moradores vêm notando espuma escura, mortandade de peixes e forte odor na água

Desde o início deste ano, moradores dos Caminhos de Pedra, no distrito de São Pedro, têm se queixado da poluição de um arroio que passa pelo local e deságua na Barragem São Miguel. Conforme a neta de um casal de idosos, que têm sítio na região há dez anos, nos últimos dias tem se percebido uma espuma forte no local, além da mortandade de peixes, sujeira e forte odor. “Nesse último fim de semana vários peixes morreram. Alguns foram resgatados e colocados em um açude”, relata.

Conforme a mulher, os moradores acreditam que a poluição seja originária de alguma empresa dos arredores. “Faz alguns anos que, principalmente nesta época, soltavam algo [na água] e vinha essa espuma. Mas era em pouca quantidade. Neste ano a quantidade é enorme”, conta. “Meus avós [ela de 77 e ele de 82 anos] ficam ali direto por conta da pandemia e o cheiro forte está fazendo mal para a minha nona”, lamenta a neta.

Os moradores denunciaram a situação na segunda-feira, 24/01, quando foi aberto um protocolo na prefeitura para averiguar o fato. “O Meio Ambiente já verificou a situação e está em contato com os municípios vizinhos para descobrir a origem”, afirma a prefeitura de Bento.