Primeira parte da ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha é posicionada

A ponte foi viabilizada pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul

Foto: Diogo Zanetti

A primeira das duas peças que irão compor a nova ponte sobre o Rio das Antas, entre os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul, obra liderada pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul, já está posicionada.

Com um peso final imponente de 410 toneladas (entre aço e concreto) e capacidade de carga de 46 toneladas, a estrutura estará 1,7 metro mais alta que sua antecessora. A obra está orçada em R$ 6 milhões, e até o momento foram arrecadados R$ 4.896.205,13.

Entenda os próximos passos

O trabalho para içamento da estrutura metálica começou ainda na manhã de sábado, 23/12, e foi finalizado na madrugada desta segunda-feira, 25/12, quando a parte correspondente ao lado de Farroupilha foi acomodada sobre a cabeceira e o pilar central.

O trabalho será retomado por volta das 14h desta segunda, onde deve ser posicionada a segunda peça, que vai ligar o pilar central à cabeceira do lado de Nova Roma do Sul.

Após o posicionamento das duas peças das pontes, será necessário concretar o pilar e as cabeceiras, para fixar a estrutura. O trabalho está previsto para ocorrer no fim desta semana, mas a liberação do tráfego vai levar mais tempo, pois o concreto precisa de um tempo de secagem para adquirir a resistência necessária. A previsão é de que a circulação de veículos possa ser autorizada na metade de janeiro.

Viabilizada pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul

A ponte foi viabilizada pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul, que reúne agricultores, empresários e moradores. Por meio de uma campanha, o grupo arrecadou recursos nos últimos meses para viabilizar a obra, uma vez que a interrupção da ligação com Farroupilha tem causado graves prejuízos à economia de Nova Roma do Sul.