RS terá chuva e alívio nas temperaturas pelos próximos dias
Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, deve registrar um final de semana de calor, mas com chuvas em momentos pontuais
A previsão para os próximos dias indica a continuidade das chuvas no Rio Grande do Sul, acompanhada de um alívio nas temperaturas máximas. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 7/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Bento Gonçalves
Nesta sexta, 14/02, Bento Gonçalves será com chuva, que deve ficar forte à tarde. À noite, tempo será seco. A máxima não irá passar de 27°C. No sábado, 15/02, será dia de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. A temperatura máxima será de 26°C e a mínima de 19°C. Para o domingo, 16/02, a previsão do tempo é de sol e muitas nuvens de manhã e chuva forte à tarde. Noite com pancadas de chuva.
Confira em detalhes
Sexta-feira (14/2): a frente fria que tem agido no estado estará concentrada no Norte/Nordeste, podendo gerar acumulados principalmente no Alto Uruguai e na divisa com Santa Catarina. Com a passagem da frente fria, uma massa de ar frio ingressará no território gaúcho, amenizando as temperaturas.
Sábado (15/2): um novo cavado (área de baixa pressão alongada), vindo da Argentina, avançará sobre o Rio Grande do Sul. Esse sistema, aliado à presença de calor transportado pelos jatos de baixos níveis — mecanismo atmosférico responsável por conduzir calor e umidade do Norte para o Sul do país —, resultará na elevação das temperaturas. A instabilidade ingressará pelo Oeste do estado, provocando chuvas inicialmente nessa região e, ao longo do dia, avançando para as demais áreas. Esse sistema continuará atuando até o domingo (16/2), mantendo a ocorrência de chuvas com volumes variando entre fracos e moderados em todo o território gaúcho.
Segunda-feira (17/2): o sistema de instabilidade já presente será intensificado pelo avanço de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão no oceano, resultando em novos acumulados em todas as regiões. Esse sistema permanecerá ativo entre a terça (18/2) e a quarta-feira (19/2), mantendo a ocorrência de chuvas durante esses dias e reforçando os volumes acumulados no estado.
O prognóstico para a próxima semana indica a possibilidade de chuvas em grande volume na maior parte do Rio Grande do Sul. Entre o Centro e o Norte do estado, os acumulados devem superar os 50 mm, com algumas áreas ultrapassando os 100 mm, especialmente na intersecção entre as regiões Central, Campanha e Fronteira Oeste. Também há previsão de precipitações expressivas no Norte do estado, com destaque para o Alto Uruguai, na divisa com Santa Catarina e o Litoral Norte. Por outro lado, na região Sul e em parte da Campanha, os volumes previstos serão menores, variando entre 5 mm e 30 mm.