TIBRE completa 40 anos de excelência em soluções metálicas
Neste mês de junho, a TIBRE Soluções Metálicas completa 40 anos de sucesso, superando as expectativas de centenas de clientes nacionais e internacionais, com produtos e serviços inovadores e de qualidade única
Referência no mercado
Atualmente a TIBRE é referência no desenvolvimento, cálculo, fabricação e instalação de estruturas e silos metálicos. Através dos mais de 200 protagonistas colaboradores e 23.000m² de área construída, a companhia entrega as melhores soluções estruturais com excelência, qualidade e segurança a cada cliente. Através de todo o cálculo estrutural, a empresa valida a segurança e otimização das estruturas ao projeto, realizado por profissionais renomados, aliados aos melhores softwares para análise e dimensionamento estrutural.
Através da sua unidade de Produtos & Serviços, a TIBRE comercializa: telhas, steel deck, perfis de corte e dobra e de perfiladeira, chapas cortadas a plasma e guilhotina, vigas soldadas por arco-submerso de até 2,5m de altura, e revenda de chapas, como frisadas e canaletadas. Produtos com matérias-primas certificadas pelas principais usinas nacionais, em que a TIBRE possui cadastro e cota mensal há mais de duas décadas: Gerdau, CSN, Usiminas e Arcelor. Além disso, presta serviços para as mais significativas indústrias da região: corte e dobra até 6m de comprimento, corte a plasma e oxicorte até 100mm de espessura, jateamento automático e manual à granalha, e pintura com controle de temperatura e umidade, através do sistema com mais 60 metros de estufa retrátil. Tudo é realizado em equipamentos CNC, garantindo assim a perfeita execução e excelência de qualidade.
Utilizando-se das melhores tecnologias em softwares e equipamentos, aliadas ao talento humano, a TIBRE está constantemente evoluindo, através de treinamentos, negócios, pesquisas e feiras. Para que assim a empresa siga sendo a melhor opção de compra ao cliente, de forma segura e inovadora, proporcionando a entrega de resultados de excelência a todas as partes envolvidas.
História norteada pela constante execução de um sonho alto
No ano de 1982, os estudantes de Engenharia Mecânica da Unisinos Angelo Breda e Valter Vignatti iniciaram a empresa TIBRE, que desde o início tinha planos de tornar-se referência no mercado em que atua. O nome da empresa surgiu da soma das sílabas de seus sobrenomes: “TI” de Vignatti e “BRE” de Breda. Assim surgiu a TIBRE INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA, em um galpão de 240m² no bairro Vila Nova, em Bento Gonçalves.
Em 1985, o então sócio Valter Vignatti deixou de fazer parte da sociedade da TIBRE, sendo realizada a reestruturação societária da empresa. Dois anos depois, com o crescimento progressivo, a empresa adquiriu uma área de 45.800m² na cidade de Garibaldi, onde teve início a construção da sede parque fabril e administrativa.
Em 1991, a TIBRE inaugura a sua filial na cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, com um parque de 5.000m² de área fabril e administrativa, do mais alto padrão de qualidade e acabamentos.
“Crescemos por construir os sonhos de nossos clientes e realizar os sonhos de nossos colaboradores“
Em 1996, com a constante expansão da TIBRE no mercado, a empresa executou a ampliação do seu parque fabril em mais 4.100m² de área construída. Sempre em busca de tecnologia e inovação, a TIBRE adquiriu em 1998 a primeira guilhotina e dobradeira de 6m, com controle numérico computadorizado, única e exclusiva para sua região nesta época.
No ano de 2000 a TIBRE desenvolve e comercializa o primeiro Silo Secador de Grãos e Sementes totalmente metálico do Brasil, iniciando, assim, sua jornada de inovação e aceleração de crescimento, indo além das estruturas metálicas convencionais. Em 2004, uma nova ampliação é realizada, com mais 2.900m²; ultrapassando assim os 12.000m² de área construída. Dois anos após, a TIBRE adquiriu sua primeira máquina computadorizada para corte térmico de chapas com até 10cm de espessura.
Em 2010, a sociedade da TIBRE passa a ser composta exclusivamente pela família Breda, através dos sócios Neusa Maria Chesini Breda, atual presidente, e Eduardo Breda, atual diretor-executivo e filho de Neusa. Neste mesmo ano, foi realizada mais uma ampliação no parque fabril de Garibaldi, de mais 2.400m². Além disso, adquiriu-se o segundo conjunto de máquinas computadorizadas para corte e dobra de chapas com até 6m de comprimento e 12,7mm de espessura. Ainda nesse ano, objetivando a ampliação de sua reconhecida qualidade técnica, a empresa realiza a aquisição do software italiano de modelamento específico para Estruturas Metálicas, Tecnometal. Também em 2010, em detrimento ao tamanho desenvolvimento da sociedade e localidade promovida pela TIBRE há mais de 30 anos, a prefeitura de Garibaldi homenageia “in memoriam” seu sócio fundador, falecido em 2000. Alterando o nome de sua rua para Angelo Breda.
Nosso hábito diário pela Qualidade é comprovado
No ano de 2011, a qualidade dos produtos, serviços e processos da TIBRE foram validados internacionalmente, pelos padrões da normativa de Qualidade ISO 9001. A Certificação se mantém através das auditorias semestrais, garantindo assim a evolução contínua no atendimento de nossos clientes e satisfação de nossos colaboradores. Além disso, neste mesmo ano, a TIBRE adquiriu o centro de usinagem computadorizado, de origem alemã, para corte e furação automatizado de vigas, somada a esta, fez-se a aquisição da máquina à plasma para corte e furação automatizado de chapas com até 5cm de espessura e dimensões superiores a 20m².
Ao completar 30 anos de fundação, em 2012, a TIBRE realiza mais uma ampliação de 2.800 m² em sua fábrica. Com a constante evolução e crescimento profissional de seus colaboradores, a TIBRE aperfeiçoa sua gestão com a aquisição do maior software brasileiro de ERP, Totvs. Para coroar ainda mais as três décadas de existência, a TIBRE entrega nesse ano construções metálicas da Arena do Grêmio.
No ano seguinte, em 2013, uma nova e importante modernização no parque fabril é realizada na sede de Garibaldi, através da aquisição de duas máquinas, de origem alemã, para jateamento manual e automático à granalha, além do sistema de pintura com estufa retrátil e controle computadorizado ao longo de mais 1.000m². Nesse ano também a TIBRE voltou a crescer fisicamente, ampliando mais 5.000m² de sua área fabril e adquirindo 1,5 hectares anexos ao seu terreno, obtendo assim uma área total de 6 hectares.
Ainda, a TIBRE conta com o sistema 5S’, implantado desde 2014, o qual promove a redução dos desperdícios e, sobretudo, as melhorias constantes no ambiente de trabalho e no bem-estar de seus funcionários.
No ano de 2015, a TIBRE realiza a sua primeira exportação aos países do Mercosul, atendendo a significativos clientes da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Em 2016 a empresa adquiriu maquinários automatizados para conformação de telhas de geometria trapezoidal com 35mm (TP-35) e 40mm (TP-40) de altura, telhas para lajes mistas de concreto e aço (Steel Deck) e para perfilação e furação contínua de perfis em seção “U” e “Z”, com até 350mm de altura e 4mm de espessura.
No ano seguinte, a TIBRE seguiu seus investimentos em tecnologia, investindo em um Centro de corte e furação CNC específico para cantoneiras, e ainda no maior software europeu específico para modelamento e execução de projetos em Estruturas Metálicas, o Tekla. Reconhecida por ser a primeira a construir projetos únicos em nosso país, a TIBRE edifica em 2016 a primeira Usina de Etanol a base de Milho do Brasil.
Em 2018 a TIBRE adquire novos e modernos equipamentos para movimentação vertical e horizontal por pontes rolantes e talhas giratórias, totalizando, assim, mais de 50 equipamentos, com capacidade de até 20 toneladas, na sede fabril de Garibaldi. Neste mesmo ano a TIBRE novamente entra para a história por desenvolver e executar o primeiro Moinho de Farinha e Trigo totalmente metálico da América Latina, com garantia Euro Code, de 50 anos, consagrando assim seu pioneirismo na inovação de edificações metálicas e sua tradição na qualidade de tudo que faz.
Em 2019 a TIBRE desenvolve e comercializa seu primeiro sistema de estruturas metálicas para usina solar de solo. Em 2020, a TIBRE adicionou a seu parque fabril a sua segunda máquina a plasma para corte e furação de chapas. No ano de 2021, a empresa atingiu seu maior faturamento anual, totalizando 10.982 toneladas de aço expedidas e atingindo seu recorde de produção mensal em novembro, com 1.286 toneladas de aço beneficiadas. Tamanhos resultados tão pouco seriam conquistados se não tivéssemos atingido os índices de 87% de satisfação de colaboradores e 92% de satisfação dos clientes TIBRE.
Neste ano em que completa quatro décadas, a TIBRE entra para a seleta lista das únicas 8 empresas de Estruturas Metálicas no Brasil com mais de 40 anos de existência. Neste ano ímpar da história consagrada da empresa, o crescimento projetado, e já conquistado no primeiro semestre, é de 30% sobre o ano anterior de 2021. Portanto, seguindo a velocidade da transformação digital e de seu próprio crescimento, a TIBRE está em fase final de implantação do seu sistema de B.I. (Business Intelligence), com atualização a cada 15 minutos de seus dados industriais, administrativos e canteiros de obra. Além da implantação do software Fluig, específico para controle, automação e melhoria contínua de todos os processos do negócio. Visando ao avanço contínuo, a TIBRE implanta a metodologia Lean Manufacturing ao seu time de intelecto humano especializado no desenvolvimento, projeto, fabricação e instalação de Estruturas Metálicas.
“O futuro da nossa empresa está condicionado às raízes de nosso planeta e à saúde de nossas famílias“
Desde 2010 a TIBRE apoia, incondicionalmente e initerruptamente, aos projetos de cunho social nas cidades onde começou e está instalada. Inúmeras foram as doações ao Natal Solidário do FAC em Garibaldi, e as “Campanhas do Agasalho” para os asilos destas cidades e ao “Instituto Corrente do Bem”. Além disso, em 2016 a TIBRE doou o projeto, fabricação e instalação da cobertura metálica da área de recreação do Lar de Idosos Luchese, localizado em Bento Gonçalves. Ao longo dessas quatro décadas, a TIBRE formou mais de 100 menores aprendizes através do instituto SENAI. Além disso, investiu valor superior a meio milhão de reais na reciclagem e devida destinação de seus resíduos sólidos, mantendo a correta segregação e foco constante na diminuição de seus resíduos. Após a implantação do sistema de energia solar, em 2020, e da migração ao Mercado Livre, toda a energia elétrica consumida pela TIBRE passou a ser proveniente de fonte limpa e totalmente renovável, reduzindo assim a emissão de 118,48 toneladas de CO2, o que se equivale ao plantio de 3.274 árvores.
Reconhecendo o passado, valorizando o presente e construindo juntos um futuro melhor
A TIBRE agradece aos colaboradores que já passaram pela empresa e, singularmente, aos que hoje, neste momento único, são os grandes protagonistas da história e da “família TIBRE”, sem vocês nada seria possível. Agradecemos também aos clientes, pela confiança, fidelidade e exigência crescente. Vocês forjaram a TIBRE a ser indestrutível. Por fim, agradecemos a nossos fornecedores e parceiros de negócio, que acreditaram e estiveram ao lado da TIBRE em todos os momentos, principalmente nos mais desafiadores.
“Os próximos 40 anos começam agora!”
TIBRE Soluções Metálicas
Rod. BR-470, km 224
rua Angelo Breda, nº 1001
CEP 95720-000
Garibaldi – RS
Contato: (54) 3388 3100
www.tibre.com.br
@tibreestruturas
[email protected]