Governo RS anuncia edital para construção de balsa na ponte de Santa Bárbara

Edital foi aberto na quinta-feira, 26/10, para empresas habilitadas a operar o sistema de balsa no antigo espaço da ponte

Fotos: Diogo Zanetti

Após quase dois meses que a ponte da RS-431, no distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, ter sido levada pela enchente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na quinta-feira, 26/10, a autorização de um edital para o funcionamento de uma balsa para a travessia.

Localizada no ponto onde os rios das Antas e Carreiro se encontram e formam o Taquari, a antiga estrutura ligava a comunidade de Santa Bárbara à Linha José Júlio, em Santa Tereza. Este era o principal caminho para quem transitava entre São Valentim do Sul, Santa Tereza, Bento Gonçalves, Guaporé, Dois Lajeados, Cotiporã e Monte Belo do Sul.

Com a queda da estrutura, os moradores precisaram reaprender a como se locomover para acessar serviços essenciais, como os de saúde e educação. Há também impacto econômico, já que era por ali que os municípios escoavam a produção, principalmente, de uva. Agora, a logística é muito mais longa e demorada.

Em suas redes sociais, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, divulgou um vídeo com a notícia e comemorou a novidade.

“Vamos conseguir abrir o processo de organização da balsa que vai facilitar muito para toda nossa região. Uma grande conquista. Obviamente, paliativo, mas pragmático e que funciona”, destacou.

Ao lado do prefeito, o deputado estadual Guilherme Pasin também manifestou a importância da construção da balsa.

“O que importa é resolver o nosso problema de escoamento da produção, do ir e vir da nossa gente. Estivemos com o governador do Estado, anunciando 21 dias antes do prazo pré-estabelecido, em razão da urgência, do clamor da nossa cobrança e da sociedade, a abertura do edital para inscrição das propostas. Óbvio que tem um tempo, uma burocracia, mas a gente está buscando antecipar de todas as formas”, garantiu.

Pasin também afirmou que será uma balsa de grande porte, que irá ajudar no escoamento da produção dos agricultores. “Esperamos a montagem dela no menor tempo possível”, finalizou.

O edital foi aberto ainda na quinta-feira e permanecerá aberto até a próxima segunda-feira, 30/10, para empresas habilitadas a operar o sistema de balsa no antigo espaço da ponte.